BlaBlaBlog

PANCAKES!! setembro 5, 2010

Filed under: comidinhas,Sem categoria — silquerida @ 17:39

Minhas irmãs adoram odeiam uma cozinha (NOT) e, por causa deste probleminha, elas acham que pancakes é aquela coisa bacana que se passa no rosto e que é uma mistura de base e pó. Mas o post deste blog não se trata disso, e, para salvar as tradições culinárias da família (NOT) existe eu, que amo fazer PANQUECAS!!

Panquecas sempre me lembram a época que eu e elas morávamos em Porto Alegre, estudando, sem pai nem mãe nem empregada pra fazer quitutes. Normalmente a gente esquecia de comprar comida (uma observação: comida para estudantes é basicamente pão, presunto e queijo, ok?) e o que restava na despensa eram ovos, farinha e leite. Para acompanhar sempre tinha alguma fatia de presunto ou queijo e algumas bananas velhinhas. Estava pronto o festival das panquecas!!

Minha receita original (que, muito provavelmente, eu devo ter aprendido com alguma empregada de família alemã lá de horizontina) levava basicamente leite, ovos, farinha no liquidificador, deixando a mistura com uma textura bem líquida, que eu fritava como se fossem crepes. Eu fazia vários disquinhos e colocava presunto, queijo, maionese, um ovinho frito e, para sobremesa, fazia a versão de bananas caramelizadas. Para um monte de estudantes famintos, a coisa parece espetacular, pode perguntar para a @kessianef e para a @marcellefranco que elas vão confirmar.

Atualmente, eu evoluí no quesito panquecas (ou involuí, já que não preciso mais me virar com o que tenho para inventar coisas novas) e estou amando uma versão mais americana da coisa. Por incrível que pareça, eu peguei essa receita do programa da Nigella, uma britânica muito querida que tem receitinhas que eu adoro. Tenho até livro dela, hehehe.

A receita completa está no site dela e você acessa clicando aqui. Eu mudei um pouco, porque não quis fazer o tal mix que ela usa e mantém pronto na despensa e também porque minha farinha de trigo já contém fermento.

Mas essa receita é bem fácil de fazer e basicamente consiste em usar tipo uma xícara do tal mix com a mesma medida de leite integral, tornando a massa mais durinha, mais fácil de manipular em uma frigideira grande.

os ingredientes e o avental que a mamis fez para mim, lindo, né?

além da farinha de trigo com fermento, acrescentei um pouco de aveia em flocos finos e bicarbonato de sódio

acrescentei o ovo e somente depois eu coloquei o leite, aos poucos

ok, hora da confissão: como eu não tenho leite integral em casa, resolvi juntar ao meu leite desnatado,um pouco de leite condensado para dar um gostinho especial (o marido aprovou muito).

minha frigideira reta é um horror, eu sei disso!! quando as panquequinhas começarem a ficar com essas bolhas em cima, está na hora de virá-las.

Pancakes!!

é óbvio que o marido que é uma formiga quis a cobertura de leite condensado…

mas a melhor cobertura com certeza é a de geléia!! Use o sabor da sua preferência.

Voilá!! uma receita maravilhosa para você fazer amanhã de manhã, se estiver de feriadão, é claro!!

Um grande beijo e um ótimo final de domingo para você!



 

7 Responses to “PANCAKES!!”

  1. Marcelle Says:

    Ai..que delícia!!!
    Nem te inventa em fazer aqui…estamos todos de dieta!!!
    hihiihihi
    bj

  2. silquerida Says:

    mas tem aveia!! hehehehehe…e margarina light!!

  3. silquerida Says:

    aliás, acho que a receita ficaria bem mais gostosa e light com açúcar mascavo e algumas especiarias, tipo canela e cravo em pó. Vou testar na próxima vez.

  4. rapha Says:

    Huummm que cheirinho bom!! deveriam estar bem gostosas, pois tem o melhor ingrediente: o amor. E por falar nisso, eu consigo ver 3 corações na goiabada da ultima foto. (um dos corações ainda está flechado).

    • silquerida Says:

      pô Rapha, nunca vi goiabada com essa cor meio roxa, meio rosa…é geléia de uva!! hehehehe…eu nem tinha notado os corações, realmente, dá pra ver sim!! Mas acho que tu só reparou porque deve estar muito apaixonado!! Agora vê se aprende a receita e faz uma surpresa pra tua amada!!
      Um beijo.

    • Marcelle Says:

      Continua olhando q daqui a pouco tu encontra uma Nossa Senhora…hehehehe

  5. taniafranco Says:

    Meu Deus que delicia. Quando vieres pra ca vamos fazer esta receita bjs


Deixe um comentário

