BlaBlaBlog

biscoitinhos de chocolate… agosto 4, 2011

Filed under: comidinhas,eu adoro — silquerida @ 10:53

Tem gente que tem mão pra pintar, tocar instrumentos musicais, fazer filho, lavar roupa….eu tenho mão pra biscoito. Admito porque, desde que comecei a fazer os primeiros biscoitinhos pra GuriaEclética, feitos de sobra de massinha para tortas, acho que só melhorei.
Vou confessar que não vivo disto, não faço sempre e acho que é por isso mesmo que meus biscoitinhos são especiais: eles não são pra qualquer hora nem pra qualquer um. (se achando feelings – mas é que sou preguiçosa mesmo).
Mas, essa receita de hoje é uma das mais difíceis que já fiz: o biscoito é suuuuper delicado de fazer, o ponto no forno é complicadinho de acertar, mas prometo que o resultado final é uma delícia: um cookie super levinho, com pequenos pedaços de chocolate que derretem na boca. Uma delicadeza totalmente necessária.
Peguei a receita de um site americano que conta que esse biscoitinho é francês (mas made in Brazil). Assim, ele fica bem original, né??

Chocolate Sable Cookies

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha
  • 1/3 xícara de cacau em pó (não adoçado)
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de manteiga (sem sal) em temperatura ambiente
  • 2/3 xícara de açúcar (eu usei açúcar de confeiteiro, que é mais fino e leve). Mais um pouquinho, para polvilhar no final
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 100g de chocolate amargo ralado grosso – na real, eu nem ralei, apenas quebrei bem o chocolate. Assim, os pedacinhos que derretem ficam mais aparentes. (Eu usei chocolate meio amargo – acho aqueles com mais de 70% de cacau muito fortes)

Preparo:

  • Coloque em uma vasilha, juntos, o cacau, o bicarbonato e a farinha – reserve.
  • Bata na batedeira a manteiga, o açúcar, o sal e a baunilha até formar uma massa leve (cerca de uns 3, 4 minutos).
  • Junto a isso, os ingredientes secos e o chocolate, formando uma massa bem unida. Se ela estiver muito mole para abrir, coloque em um saco plástico e deixe na geladeira por uns 30 minutos.
  • Abra a massa, com auxílio de um rolo, em uma mesa enfarinhada (pois a massa fica bem grudentinha de se manusear, bem amanteigada).
  • Faça pequenos biscoitos com uma forminha redonda ou quadrada (vale vidrinho de geleia, copo pequeno, o que for mais prático e estiver à mão).
  • Coloque em uma forma forrada com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido (bem quente) por uns 5- 10 mintuos. Gente, depende muito de cada forno, o meu é suuuuper rápido e os primeiros biscoitinhos eu quase queimei, porque eles são de chocolate e a gente nao consegue ver se estão queimando (só quando começa a cheirar, eheheh).
  • É MUITO IMPORTANTE SALIENTAR que os biscoitinhos não saem do forno totalmente duros e assados: eles vão estar bem moles ainda. O forno serve mais para dar uma cozida da farinha e no bicarbonato e não para endurecer o biscoito. Ele ficará no ponto depois de esfriar. Garanto. Esse é o pulo do gato e que não me contaram na receita. #ficaadica.
  • Depois, é só salpicar com açúcar de confeiteiro e comer!! Bom apetite.
  • OBS:  a imagem fica bem grande se você clicar nela.

os ingredientes secos, o chocolate quebrado e a manteiga batida

a massa aberta e cortada

os biscoitinhos da forma

salpicar com açúcar de confeiteiro

lindos e deliciosos!!

Um beijão!

 

Deixe um comentário

